Wikipedia comemora 10 anos e muda modelo de negócio

2011-01-15 15:28 UTC by Diario de Canoas, Brazil

O site passará a oferecer uma rede de escritores para edição de textos e venderá publicidade.

Estados Unidos - Na véspera de seu aniversário, a Wikipedia apresentou uma proposta de mudança em seu modelo de negócios, atualmente baseado em doações e trabalhos voluntários. Alex Konanykhin , fundador e presidente da WikiExperts.us, apresentou uma rede de escritores contratados para editar de uma maneira rigorosa os conteúdos incluídos na Wikipedia. 

Konanykhin afirmou que o modelo não comercial atual limita a Wikipedia, forçando o site a depender exclusivamente de voluntários. Isso tiraria a oportunidade de incluir profissionais qualificados. Assim, a empresa pretende adotar um modelo de negócio baseado em anúncios de publicidade.

"Os colaboradores qualificados devem ser recompensados por seu tempo. A história demonstrou repetidas vezes que o trabalho gratuito não é o modelo de negócio ideal a longo prazo nem em grande escala", declarou.

O Wikipedia comemora neste sábado, dia 15, 10 anos, somando 26 milhões de artigos em 271 idiomas. O site é o quinto mais acessado no mundo. A principal crítica feita ao site é justamente o fato de poder ser editada por qualquer usuário. Isso foi modificado. Agora a Wikipedia oferece o serviço de uma rede de escritores contratados a todas as empresas e entidades que cumprem com os requisitos do site. Konanykhin afirma que ao cobrar pela edição dos artigos e incluir publicidade em seu lugar, a Wikipedia asseguraria seu futuro financeiro, sem depender de campanhas de doações.

 

Request a free estimate

To receive a free time/cost estimate, please send us the task description:

Best PUBLIC RELATIONS 2019 Manhattan